(17) 981 147 214 (Tim) – (11) 971 051 143 (Vivo) faleconosco@utilidades.eng.br

“É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã… “

Você sabia que os gregos utilizam duas palavras com significados bem diferentes para se referirem ao tempo? “Chronos” e “Kairós”. Chronos tem a ver com a quantidade do tempo, são as horas, os minutos, os segundos… Kairós está relacionado à qualidade desse tempo, a maneira como ele é aproveitado. E para nós, cristãos, tem um significado ainda mais profundo: é o “tempo da graça”, o momento oportuno que Deus nos concede para realizarmos alguma coisa.

Há, aproximadamente, oito anos, eu estava em casa me preparando para ir à faculdade. Era a maior correria, porque estudava fora e tinha uma hora e meia de viagem pela frente. Meu pai, que há alguns anos estava separado de minha mãe, dormia sentado no sofá, como era de costume … Estava doente … Eu olhei para o relógio estava quase na hora de pegar o ônibus Pensei:- “Dou ou não um beijo nele? Falo ou não falo que eu o amo???” Olhei de novo para o relógio … e saí correndo para não perder o ônibus. Algum tempo depois, numa manhã de domingo, recebi a notícia de que ele havia tido uma parada cardíaca e faleceu.

Lendo um livro da CNBB, escrito para o Ano da Graça (2000), entendi: Quando eu olhei para o relógio na parede só enxergava o “Chronos”, ou seja, os minutos que faltavam para a chegada do ônibus. E Deus, que por duas vezes tocou o meu coração, para que eu beijasse meu pai e para que lhe dissesse que o amava, estava me mostrando que aquele era o “Kairós”, o momento da graça, do amor, perdão e cura na minha vida e na dele. Convido você, jovem, a refletir: De que maneira tem vivido sua vida, como “Chronos” ou como “Kairós”?

– Será que a correria do dia-a-dia, os estudos, trabalho, baladas e os outros tantos compromissos não estão nos impedindo de amar as pessoas?

– Você tem percebido que o tempo que passa com sua família, com as pessoas que ama é verdadeiramente um “tempo de graça” para a sua vida e para a delas? – Quantos impulsos o Senhor já lhe deu para que tome a iniciativa, para que dê o primeiro passo em direção ao amor, ao perdão, à reconciliação?

Pense nisso! O Dia dos Pais está chegando! Eu não posso mais abraçar o meu! Ele não era perfeito. E muitas vezes desejei que outra pessoa estivesse em seu lugar. Mas chegava à conclusão: “Este é meu pai! E apesar de não gostar de algumas coisas nele, eu o amo!”

Hoje, rezo por ele e, às vezes, peço que interceda por mim, caso já tenha chegado à Glória Eterna. Entendi que não podia cobrar dele algo que não havia recebido. Eu era privilegiada por poder dar uma resposta de amor a ele, por escrever uma história diferente da minha para os filhos que, se Deus quiser, terei. Porque o Senhor me concedia e me concede essa graça.

Aproveite este segundo domingo de agosto para demonstrar seu carinho de filho (a), pai, mãe, esposo (a), irmão (a)…. Dê o primeiro passo. Se não conseguir falar ainda, escreva uma carta, um bilhete que seja, mas pense em algo, MANIFESTE-SE, porque … “É PRECISO AMAR AS PESSOAS COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ!” E muitas vezes “na verdade não há!” (trechos da música “Pais e Filhos” – Renato Russo) Que esta data seja diferente neste ano! Que seja vivida e experimentada como Kairós de Deus para amar e perdoar!

Autora: Michele de Oliveira
Comunidade “Jesus Caminho Seguro”

Pais e Filhos – Renato Russo
Estatuas e cofres. E paredes pintadas.
Ninguém sabe o que aconteceu.
Ela se jogou da janela do quinto andar.
Nada é fácil de entender.
Dorme agora.
É só o vento lá fora.
Quero colo. Vou fugir de casa.
Posso dormir aqui com vocês?
Estou com medo. Tive um pesadelo
Só vou voltar depois das três.
Meu filho vai ter nome de santo.
Quero o nome mais bonito.
É preciso amar as pessoas como se
Não houvesse amanhã.
Porque se você parar para pensar,
Na verdade não há.
Me diz porque que o céu é azul.
Explica a grande fúria do mundo.
São meus filhos que tomam conta de mim.
Eu moro com a minha mãe
Mas meu pai vem me visitar.
Eu moro na rua, não tenho ninguém
Eu moro em qualquer lugar.
Já morei em tanta casa que nem me lembro mais.
Eu moro com os meus pais.
É preciso amar as pessoas como se
Não houvesse amanhã.
Porque se você parar para pensar,
Na verdade não há.
Sou uma gota d’agua
Sou um grão de areia.
Você me diz que seus pais não lhe entendem.
Mas você não entende seus pais.
Você culpa seus pais por tudo.
E isso é absurdo.
São crianças como você
O que você vai ser, quando você crescer?